O Technorati lançou há relativamente pouco tempo um estudo sobre o estado da blogosfera e pelo que sabemos, são criados cerca de 150 mil novos blogs por dia em todo o mundo, e actualizados cerca de 900 mil outros blogs durante o mesmo período de tempo.
No entanto, existem uma série de factores e sinais, que são comuns a todos os blogs que entram neste negócio pela primeira vez. Os chamados newbies (a.k.a. noobs), muitas vezes são alimentados por sonhos, especialmente relacionados com o ganhar dinheiro fácil, e também a facilidade com que hoje em dia se cria um blog e se começa a interagir com o mundo.
Uma das coisas que geralmente ensino aqui no blog, é que para se criar um produto de sucesso, é necessária persistência, dedicação, paciência e muito trabalho. Se por ventura não concordar, deixe o seu comentário, que gostaria de saber a sua opinião.
Com isto, cheguei a 7 sinais que indicam que o seu blog é ineficaz ou demasiado novo na área. Estes sinais são regra geral maus indicadores aos olhos das comunidades, uma vez que representam falhas graves e que podem inclusivamente comprometer o crescimento da sua marca e do seu produto.
SINAL Nº1 - DEMASIADA PUBLICIDADE
Numa primeira fase da vida do seu blog, o mais importante é seguramente o conteúdo. É com relativa tristeza que vejo blogs acabados de criar, recheados de publicidade e banners em tudo o que é espaço. Além de tornar a leitura mais díficil, este tipo de abordagem é ofensiva e muitas vezes distractora para os leitores.
Outro erro associado a esse, é a colocação de 8 ou 10 banners de 125×125px na lateral do blog, todos a dizerem precisamente o mesmo: ‘Anuncie aqui’. Embora os banners de 125 pixeis sejam bastante rentáveis e apresentem-se como uma mais-valia profissional e técnica para o seu blog, podem também funcionar como um repulsor de novos anunciantes, especialmente se estiverem sempre vazios.
Não imite os outros blogueiros só porque eles têm sucesso. Tenha consciência de que é muito mais importante escrever conteúdo de qualidade, do que ter um monte de espaços publicitários para vender.
SINAL Nº2 - DEMASIADO PASSIVO
É incrível como nos dias de hoje ainda existem blogueiros que se queixam por não receberem comentários no seu blog. A verdade por detrás disso, é que eles próprios não comentam nos blogs de outros autores. São passivos e meramente espectadores do crescimento do seu blog.
Para se conseguir entrar no mercado de hoje, é necessário deixar a passividade em casa e ir à procura de locais e forma de promover o seu blog e o seu produto. Seja comentando activamente noutros blogs, participando em fórums e em listas de discussão, utilizando redes sociais, entre outras formas, o factor principal é ser-se pro activo e batalhador.
SINAL Nº3 - NÃO SE FOCAR
Nos dias de hoje receber tráfego num website ou blog é a parte mais simples de todo um processo de crescimento. No entanto, a parte mais complexa é converter esse tráfego em leitores e subscritores regulares. Quem é que se interessa por um blog ou website que ninguém subscreve?
A mensagem que pretendo transmitir, é que você deverá esquecer numa primeira fase as estatísticas, promoções, ganhos e subscritores, e focar-se exclusivamente na produção de conteúdos de qualidade. Dificilmente irá ganhar alguma coisa por visitar as suas estatísticas consecutivamente.
SINAL Nº4 - IGNORAR OS PRINCIPIOS BÁSICOS DE SEO
Uma das básicas da optimização para motores de busca, é a utilização de permalinks de qualidade. Para quem utiliza Wordpress, isso significa apenas visitar o menu Opções » Permalinks, e definir uma estrutura que seja mais SEO friendly.
SINAL Nº5 - NÃO RELER OS SEUS ARTIGOS
Erros gramaticais é algo que provavelmente qualquer blogueiro faz. No entanto, existe uma grande diferença entre um blogueiro que relê aquilo que escreve antes de carregar no botão ‘publicar’, e o blogueiro imaturo e newbie, que submete o seu artigo a toda uma audiência, sem sequer se assegurar que mantem um padrão linguístico isento de erros.
É importante também que tenha em mente que se você não tem disponibilidade para ler e reler os seus próprios artigos, porque razão haverão as outras pessoas de o fazer?
Aproveite também para ler estes diferentes erros de escrita que não deverá cometer no seu blog.
SINAL Nº6 - FALSIFICAR NÚMERO DE SUBSCRITORES
Hoje em dia é relativamente fácil simular um número de subscritores RSS que na verdade não correspondem aos valores reais do seu blog. Seja por criar um widget ou uma imagem, ou simplesmente um texto com link para a subscrição no Feedburner.
Embora falsificar o número de subscritores possa induzir muitos novos leitores a subscrever o seu blog, a verdade é que esse é um número que não lhe diz nada e na verdade representa muito daquilo que você é enquanto autor. Falsificar o número de subscritores é um acto de egocentrismo elevado, pelo que seguramente seria melhor rever a sua estratégia de promoção.
SINAL Nº7 - NÃO SUBSCREVER O Sofá Digital
Este é provavelmente o maior erro que qualquer iniciante comete quando entra no mercado do blogging (cof cof). Não subscrever o Sofá Digital é perder dezenas de conteúdos todos os meses, relacionados com blogging e como construir blogs de sucesso, blogs rentáveis e blogs que sejam referências nos seus nichos de mercado.
3 comentários:
por aqui vejo que o meu é novo lolololol
tento mudar a idea de novo no meu , mas nao é facil .obrigado pelas dicas
eu sou noob lololollol
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