Nos dias de hoje, conseguir ganhar projecção no mercado, é seguramente uma das estratégias mais complicadas de produzir. A concorrência é a cada dia que passa maior, e sem uma táctica devidamente definida, torna-se complicado conseguir a atenção dos outros autores, sejam eles amigos, conhecidos, concorrentes, ou outros.
Nos dias de hoje, é possível, ainda assim, conseguir dar nas vistas e colocar o seu blog na boca do mundo. Através de pequenas ideias e estratégias, é possível tornar o seu blog num marco de grande qualidade e também direccionar para si todas as atenções de outros bloggers, que irão seguramente considerá-lo uma opção válida e de qualidade para os seus leitores.
Existem inúmeros exemplos na actualidade, de blogs e empresas que conseguiram com pequenas campanhas e ideias simples, tornarem-se em algo realmente importante e apetecível.
A pensar nisso, desenvolvi algumas ideias que considero interessantes no que toca a dar nas vistas e a conseguir direccionar a atenção dos outros autores e blogs.
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Criar um concurso de qualidade. Hoje em dia e especialmente na internet, existem cada vez mais empresas e profissionais interessados em patrocinar concursos de qualidade, que ofereçam aos seus visitantes não apenas valor acrescentado, mas também uma forma de conseguirem desenvolver as suas competências. Oferecer dinheiro, templates, consolas ou softwares, é apenas um passo para a sua auto-promoção instantânea.
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Patrocinar um concurso de qualidade. Hoje em dia existem inúmeros blogueiros interessados em correr concursos de qualidade, e o que todos eles procuram são patrocinadores. Se pretende dar uma imagem de qualidade à sua empresa, blog ou website, junte-se aos melhores e apoie-os com os seus produtos, serviços, ou então com dinheiro.
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Escrever um livro ou um eBook. Uma das formas de conseguir ganhar mais exposição mediática, é seguramente escrevendo um Livro ou mesmo um eBook. Uma das vantagens da escrita de um eBook, é que ele é bastante mais fácil de vender e também é mais simples de promover e ser promovido. Já o livro, confere uma maior credibilidade ao seu autor, e também uma visibilidade extra se bem promovido.
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Serviços de Consultoria e/ou Outros. Embora eu considere que seja importante oferecer serviços de qualidade, é imprescindível que enquanto autor, você tenha consciência das suas competências, antes de prestar um qualquer serviço. Ainda assim, existe espaço para a criatividade e para a prestação de serviços de qualidade. Veja por exemplo esta proposta de ‘Produção de conteúdo para blogs e websites‘ que apareceu na nossa central de oportunidades de emprego e promoção de serviços.
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Seja Entrevistado. Seja online ou offline, conseguir ser entrevistado é uma das formas mais simples e eficientes de conseguir dar nas vistas, ganhar exposição mediática e também alguma credibilidade enquanto autor, webmaster ou blogger. Existem inúmeros blogs e publicações que procuram autores de qualidade e que possam servir de exemplo a outros tantos. Se necessário contacte algumas delas, invocando o seu trabalho e sugerindo algumas ideias.
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Promova uma causa nobre. Embora esta opção esteja directamente relacionada com a forma como o autor analisa as propostas de caridade e também a sua propenção a apoiar este tipo de causas, a verdade é que elas geralmente mostram um autor preocupado, credível e acima de tudo generoso. Isso são caracteristicas que geralmente interessam não apenas às mídias sociais, mas também a outros autores e visitantes.
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Crie um programa de afiliação. Para criar um programa de afiliação são necessárias pelo menos duas coisas: um produto de qualidade, e uma oferta de qualidade. Se por ventura conseguir reunir ambas, crie o seu próprio programa de rentabilização de sites e blogs, e ofereça aos seus leitores e aos seus visitantes, um produto de qualidade e acima de tudo rentável.
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Entrevistar outros autores. Infelizmente ainda há quem seja pouco altruista ao ponto de não equacionar sequer a produção de uma entrevista com um autor de renome internacional. Existem diversas razões para entrevistar outros autores, entre elas a experiência e aprendizagem do processo, o facto de criar uma relação com esse autor, e também a transmissão de conhecimento e informação de qualidade para os seus visitantes. .
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Escrever guest-posts. Escrever para outros blogs é seguramente uma das formas mais eficientes de trazer a sua marca e a sua imagem à tona. Procure blogs de qualidade e que tenham uma audiência regular relativamente elevada, e exponha-se com artigos de qualidade e que marquem a diferença perante um novo tipo de audiência. Aproveite também e aprenda a retirar o máximo potencial dos seus guest-posts.
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Receber guest-posts. Existem duas grandes vantagens aos receber guest-posts no seu blog: a primeira é que recebe um artigo de qualidade extra sem ter trabalho, e a segunda é que geralmente o autor do artigo cita-o no seu próprio blog, direccionando algum tráfego extra e também backlinks.
Possibilitar a escrita de conteúdos de qualidade no seu blog é sem dúvida uma forma de fazer a sua marca destacar-se no mercado.
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Participar em Fórums e Grupos de Discussão. Já referi inúmeras vezes que participar em fórums e grupos de discussão é uma forma de não só aprender e manter-se atento relativamente ao que o mercado vai produzindo, mas também é uma forma exequível de promover a sua empresa, blog ou website. Ainda há quem ache que os fórums são apenas uma perda de tempo, o que geralmente está associado à falta de capacidade da pessoa em partilhar o conhecimento que tem, sem que receba algo em troca.
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Criar uma Newsletter. As newsletters são uma das formas mais eficientes de construir uma audiência de qualidade para o seu blog ou website. Essa audiência é também a prova de que o seu conteúdo vale a pena e que tem qualidade suficiente para ser subscrito.
Aproveite também para referenciar a sua newsletter regularmente e oferecer algumas condições e brindes especiais aos seus assinantes.
O que geralmente funciona bem é oferecer por exemplo o seu eBook em troca da subscrição.
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Utilizar video-posts. Os video-posts são seguramente uma das formas mais eficientes de o promover enquanto autor, e de promover também o seu blog e a sua marca enquanto ferramenta de qualidade e utilização. Além de os publicar no seu blog, poderá também espalhá-los em redes de conteúdos de video, como o Youtube, Google Videos, Metacafé, Vimeo, entre muitos outros, aumentando o seu nível de exposição mediática.
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Oferecer descontos. Existem duas formas eficientes de oferecer descontos aos seus leitores mais regulares. A primeira é através da oferta directa em produtos que você próprio comercializa, como livros, eBooks, templates, merchandising ou outros, ou então através de parcerias com outras empresas, que forneçam serviços diversos e que sejam uma mais-valia para a sua comunidade.
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Troca de publicidade. Embora eu considere a troca de publicidade uma opção válida, isso só acontece quando a troca é feita com um determinado autor que tem uma audiência de grande qualidade, e que pode ser uma mais-valia para ambas as partes. Troca só por troca não faz grande sentido, pelo que a utilizar, deverá ser sempre com outros blogs e autores que tenham qualidades emergentes e audiências alvo de grande qualidade.
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Investir em publicidade. Publicitar o seu website ou blog é uma forma de investimento e também uma aposta no futuro da marca e da sua prospecção. Se não tiver capacidade financeira para comprar um espaço por 30 dias, procure negociar períodos de 15 dias ou então dividir a despesa com um outro anunciante.
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Ofereça publicidade no seu blog. Quando me refiro a oferecer, falo de uma proposta que seja realmente tentadora. Coloque 2 ou 3 espaços publicitários do seu blog numa campanha de oferta, com um valor elevado, e organize um mini-concurso para a atribuição desses mesmos espaços.
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Ofereça serviços de qualidade e um suporte de primeira linha. Uma das formas de conseguir mais anunciantes para o seu blog e também mais alguma exposição mediática, é oferecendo um suporte e um acompanhamento de primeira linha aos seus investidores, gastem eles 5EUR ou 5000EUR. O importante é manter um serviço de grande qualidade e um apoio constante. Isso poderá igualmente reflectir-se no apoio que fornece nos comentários e emails do seu blog também. Quanto mais qualidade tiver aquilo que você faz, maior será a probabilidade de dar nas vistas.
Estas são apenas algumas formas de dar nas vistas. Existem seguramente outras. Desta lista ainda existem algumas que estou a terminar e/ou a começar. Publicitar na rádio deve ser também uma experiência engraçada, embora seja díficil medir o ROI do investimento.
Quais são para si as melhores formas de dar nas vistas? Comente!
2 comentários:
tenho que testar estas dicas
thnks
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